Desde 2009, empregados de Apple Retail Stores utilizam iPods touch como terminais móveis de pagamento. Para nós, clientes, isso é ótimo pois podemos fechar compras sem a necessidade de passar pelo caixa da loja. E para quem já está totalmente adaptado ao mundo digital, não é preciso nem mesmo pegar uma nota fiscal impressa: depois de fazer o pagamento ali mesmo no iPod touch, a nota pode ser encaminhada para o seu email. :-)
Pois de acordo com o 9to5Mac, a Apple abandonará os iPods touch em prol de iPhones 5s.
Com a mudança, o terminal móvel também ganhará novos recursos como identificação por radiofrequência (RFID, do inglês radio-frequency identification) assim como um leitor de cartões de crédito compatível com chips e um teclado (keypad), para que clientes digitem suas senhas/pin numbers.
Mas isso tudo não poderia ser feito com o iPod touch de quinta geração? Ou com o iPhone 5c, por exemplo? Por que pegar o 5s?
Convenhamos que o ciclo de vida do iPod está nos finalmentes. A Apple vende cada vez menos iPods (no último trimestre foram “apenas” 2,8 milhões de iPods) e a tendência mesmo é que eles saiam de linha num futuro não muito distante. Além disso, o iPhone 5s conta com o Touch ID, que poderá facilmente ser utilizado pelos empregados das lojas (para login no sistema, agilizando bastante as coisas) — ou, quem sabe, para algo que ainda não será colocado em prática agora mas que já faz parte dos planos da empresa.
A tendência é que todos os futuros iPhones — e iPads — contem com o Touch ID, então é natural trocar os atuais iPods touch por iPhones 5s, deixando no ar a possibilidade de o recurso servir para algo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário