quarta-feira, 7 de maio de 2014

iPad volta a reinar no topo da pesquisa de satisfação de tablets da J.D. Power

No mês passado destacamos que a Apple ficou em primeiro lugar nos rankings de satisfação em todas as quatro grandes operadoras de telefonia celular nos Estados Unidos — se minhas contas não falham, essa foi a décima primeira vez que isso aconteceu. E em tablets, como está o desempenho da Apple na famosa pesquisa semestral da J.D. Power?
iPad Air e iPad mini com tela Retina
Em outubro do ano passado informamos que, pela primeira vez, a Samsung havia desbancado a Apple. Mas a coisa foi bastante confusa, levando em consideração que a Apple recebeu nota máxima em todos os pontos (desempenho, facilidade de uso, recursos, estilo/design e custo) — com exceção de custo, que é o menos importante na ordem estabelecida pela própria J.D Power. A sul-coreana não conseguiu nota máxima em nenhum dos quesitos e, ainda assim, atingiu uma pontuação superior à da Apple.
Na ocasião, a J.D. Power se manifestou afirmando que, apesar de a Samsung ter superado a Apple apenas no quesito preço, a diferença foi tão significativa — considerando todos os modelos de tablets oferecidos por ambas as empresas — que acabou “compensando” todos os outros pontos. Justificativa estranha, né? Pois veja o que aconteceu agora.
Ranking de satisfação da J.D. Power para tablets
A Apple está em primeiro lugar em satisfação geral com uma pontuação de 830 e conseguiu pontuações máximas em todos os quesitos do estudo, exceto custo. A Samsung aparece em segundo lugar com uma pontuação de 822, alcançando uma pontuação acima da média em recursos, estilo e design, e custo.
Ou seja, a avaliação é a mesma do fim de 2013, com a Apple dominando tudo menos o quesito custo. Taí mais uma “prova” de que algo errado aconteceu na pesquisa do ano passado. Independentemente de problemas, a ordem natural dos tablets foi restabelecida. :-P
A pesquisa do primeiro semestre de 2014 levou em consideração as experiências de 2.513 usuários de tablets e foi realizada entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. Como sempre, o estudo mede a satisfação de cinco fatores (em ordem de importância): desempenho (28%); facilidade de uso (22%); recursos (22%); estilo e design (17%); e custo (11%).

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