Não é mais novidade para ninguém que o futuro iPhone terá uma tela maior do que a atual. Na verdade, existe até mesmo a possibilidade de a Apple lançar dois novos modelos de iPhones, um com tela de 4,7 e outro de 5,5 polegadas.
Falando especificamente do modelo de 4,7″, alguns chegaram a dizer que a resolução dele seria exatamente a mesma da encontrada no iPhone 5/5c/5s (1136×640 pixels). Por um lado, isso garantiria a compatibilidade com todos os aplicativos disponíveis hoje na App Store; por outro, faria com que a densidade de pixels caísse — algo que muitos consumidores iriam conseguir notar facilmente. Ao meu ver, os contras são maiores que os prós, aqui. E pelo visto a Apple também acha isso.
De acordo com um novo post do garoto Mark Gurman, do 9to5Mac (que reconhecidamente tem ótimas fontes dentro da Apple), a empresa fará uma nova mudança na resolução do iPhone, passando dos atuais 1136×640 para 1704×960 pixels, aumentando a densidade de 326 para 416 pontos por polegada. Levando em consideração que o suposto aparelho de 5,5″ também tenha essa mesma resolução, nele a densidade de pixels cairia para 356ppp (ainda assim, acima dos atuais 326ppp de iPhones 5/5c/5s).
Pegando o histórico da Apple, faz sentido. Os primeiros iPhones tinham uma resolução de 480×320. Depois, ela dobrou (2x; tela Retina), passando para 960×640. Com a chegada do iPhone 5, a Apple aumentou a tela apenas verticalmente, passando para 1136×640. Mas analisando tudo sob a perspectiva de um desenvolvedor, temos hoje 568×320 (metade dos 1136×960) para se trabalhar em vez dos 480×320 dos primeiros iPhones. Com a chegada de uma tela com 1704×960, a Apple triplicaria (3x) a resolução 568×320 em ambas as direções.
É bom deixar claro que nada disso é oficial e que tudo não passa de supostas informações de fontes que tiveram acesso ao desenvolvimento do produto dentro da Apple. Isso quer dizer que a Maçã realizou esses testes e que poderá lançar um iPhone assim, mas nada impede de ela também ter realizado outros testes com outras resoluções, lançando algo diferente do comentado por Gurman.
Mas levando em conta que esse rumor se concretizará, aparentemente tudo ficará apenas maior. Contudo, existe também a possibilidade de a Apple explorar o espaço que ganhará com a transição, adaptando/alterando um pouco o iOS 8 (Tela de Início, Central de Notificações, etc.) para que as coisas se encaixem de uma forma mais agradável e inteligente nessa tela grandona.
A boa notícia para desenvolvedores é que a Apple estaria trabalhando num novo modo multi-resolução e disponibilizaria isso em suas ferramentas de desenvolvimento para que todos possam adaptar facilmente seus aplicativos nas diferentes resoluções de telas de iGadgets.
Gurman também comenta o processador A8, que ganhará melhorias significativas até para aguentar esse novo upgrade de resolução, além de ser mais eficiente, a fim de aumentar a vida da bateria — algo altamente necessário levando em consideração que o “iPhone 6” será provavelmente mais fino que o 5s.
É pessoal, os rumores não param!
Nenhum comentário:
Postar um comentário