quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mais de dois anos depois, usuários continuam sofrendo com falha do iMessage

No fim de 2011 nós comentamos um problema bem chato o qual atingia usuários de iPhones que trocaram de aparelho: basicamente, mesmo apagando o conteúdo do iPhone antes de se desfazer dele (ou no caso de perda/roubo), o aparelho continuava recebendo/enviando iMessages. Tudo leva a crer que o problema acontece pela forma como o iOS vincula um número de telefone ao UDID (unique device identifier) do iPhone e como essa informação é armazenada nos servidores da Apple.
Para completar, logo depois foi descoberto um outro problema relacionado. É meio difícil de explicar, mas vamos lá. Imagine que todos na sua família possuem iPhones e vocês trocam mensagens (iMessage) normalmente entre si. Certo dia, sua mãe resolveu trocar de aparelho (escolheu um com o sistema Android ou Windows Phone) e manteve o mesmo número. A partir daí, você nunca mais conseguiu enviar uma SMS para ela. Isso porque o número dela ficou atrelado ao serviço de mensagens da Apple mesmo não tendo mais um iPhone.
iMessage no iOS 7
A falha chegou até mesmo a respingar num empregado da Apple. Logo depois a empresa afirmou que não existia bug no iMessage, apesar de ter oferecido uma recompensa para uma vítima do problema. Mas por que estou comentando isso novamente? Simples. Dois anos depois, o problema ainda persiste!
Adam Pash relatou o seu calvário em seu blog. Ele entrou em contato com o suporte da Apple e ouviu uma resposta nada animadora: esse é um problema que muita gente está enfrentando e os engenheiros da Apple ainda não tem ideia de como resolver.
Pash tentou de diversas maneiras desvincular seu número do serviço de mensagens da Apple, tudo sem sucesso. Isso incluiu resetar a senha do ID Apple, desligar o iMessage — e o FaceTime — nos Ajustes de todos os seus iGadgets, remover o dispositivo da lista de aparelhos registrados na páginaMy Support Profile, entre outras coisas.
Até agora, a única coisa que ele conseguiu fazer foi remediar a situação no iPhone da esposa dele. Para isso, foi preciso desligar o iMessage nos Ajustes, enviar uma SMS para o número dele e, depois ativar o iMessage novamente. Isso, é claro, só foi viável pois ele tem acesso ao telefone da esposa — ninguém tem como pedir para que *todos* seus contatos façam isso em seus iPhones apenas para poder te enviar uma SMS novamente.
Já passou da hora de a Apple resolver isso!
[via 9to5Mac]

Nenhum comentário:

Postar um comentário